quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Rochas, Solo e Vida no meio Terrestre

     O solo, a camada superficial da Terra, é um dos principais suportes da vida. A sua espessura, composição e propriedades variam muito. As suas funções são essenciais ao funcionamento do planeta como sistema. Os agentes de meteorização alteram e desagregam a rocha. 

     Os materiais são erodidos e transportados. A acumulação de fragmentos minerais e o seu enriquecimento em matéria orgânica dá origem a solos.

    Formação do solo- As rochas sofrem durante muito tempo a ação de diversos agentes do meio, o que lhes provoca um grande desgaste e muitas alterações.

     A alteração física ou química, das rochas expostas na superfície da Terra é a meteorização.

    Na meteorização física destaca-se a desagregação da rocha por ação do calor, do gelo e das raízes das plantas.

    A erosão consiste na remoção dos fragmentos rochosos que sofreram meteorização. Esses fragmentos podem ser transportados e caso sejam enriquecidos com matéria orgânica dão origem a um novo solo.

    Composição do solo- O solo é constituído por uma parte mineral, isto é, por pequenos fragmentos que provem da desagregação das rochas e por sais minerais, e por uma parte orgânica, formada por folhas, ramos, troncos e restos de animais em decomposição devido á ação de bactérias e fungos. O conjunto destes materiais orgânicos constitui o húmus dos qual depende a fertilidade do solo. O solo também é constituído por água e por ar, que ocupam os espaços entre as suas partículas. 

    Propriedades do solo- A permeabilidade refere-se á maior ou menor capacidade de o solo se deixar atravessar pela água. 

    A permeabilidade depende da porosidade depende da porosidade do solo, ou seja, da dimensão e da quantidade de poros ou interstícios existentes entre a suas partículas.

    Funções do solo- O solo é um substrato de fixação e crescimento das plantas de que retiram água e sais minerais. Também é responsável pela reciclagem de detritos orgânicos e pelo armazenamento de nutrientes. O solo filtra e contrai o fluxo de água que alimenta os reservatórios subterrâneos. Finalmente, o solo é o habitat de números seres vivos.

    As condições climáticas dos climas temperados permitem a formação de solos férteis, com camadas espessas de húmus.

    Nas zonas tropicais, a produção de húmus é baixa e a chuva arrasta os nutrientes.

    Nos desertos, o solo arenoso é muito permeável e pobre em matéria orgânica.  


   

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sistema Respiratório

 Constituição do Sistema Respiratório      O sistema respiratório é constituído pelos pulmões , localizados no interior da caixa torácica, ...