quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Nanorrobótica

     A nanorrobótica é uma tecnologia que cria nanomáquinas ou robôs á escala de um nanométro. Mais especificamente, a nanorrobótica é considerada uma área emergente da nanotecnologia, unindo a disciplina de desenho e construção de nanorobôs nanoeletrônica e biomateriais.

    A nanotecnologia é um dos avanços tecnológicos mais recentes e importantes na area da saude.

    Os nanorobôs são capazes de acessar as células mais profundas sem procedimentos invasivos, por meio da corrente sanguínea do paciente, ingestão de pílulas, entre outros métodos.

    Uma pesquisa divulgada pela Nature afirma que os cientistas conseguiram utilizar os nanorobôs para rastrear e atacar tumores, sem agredir nenhuma célula saudável pelo caminho.


 




terça-feira, 7 de dezembro de 2021

AVALIA O QUE SABES - Ficha formativa

Página 56 do manual.
1- 1.1- ...moléculas (B)
    1.2- ...Do ADN (B) 
    1.3- O oxigénio, o carbono, o hidrogénio e o azoto.
    1.4- O facto de 193 proteínas que existem no corpo humano serem desconhecidas da ciência, em geral, comprova que ainda há muito por descobrir na composição e funcionamento do corpo humano

2- 2.1- Cavidade torácica, cavidade abdominal e cavidade pélvica
    2.2- Os órgão estão localizadas no inferior e anterior
    2.3- Capsula endoscopia.
    2.4- O sistema digestivo garante manutenção de níveis, de nutrientes no sangue necessários ao funcionamento das células.      

segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

O QUE JÁ SEI- Organismo humano em equilíbrio

1- O que é um sistema aberto? 
Resposta: Um sistema aberto realiza trocas de matéria e de energia com o meio exterior.

2- O que é a homeostasia?
Resposta: É uma capacidade em manter estáveis as condições internas do corpo face ás continuas alterações do meio exterior.

3- Em que medida o organismo é um sistema aberto que regula o meio interno para manter a homeostasia?
Resposta: Quando temos frio, o sangue vai mais para o interior, causando a "pessoa" mais pálida. Para aquecer trememos. Quando tempos calor o sangue vais mais para a superfície, ficando a "pessoa" mais rosada. Para arrefecermos soamos.

4- Como é que o organismo mantém a homeostasia?
Resposta: Para manter um estado de bom funcionamento, em equilíbrio homeostático, o organismo necessita da interconexão de todos os sistemas de órgãos, mais particularmente o sistema nervoso e o sistema hormonal.

5- Quais o níveis de organização biológica do corpo humano?
Resposta: Nível químico, nível das células, nível dos tecidos, nível dos órgãos, nível dos sistemas e nível do organismo. 

6- Quais os elementos químicos mais abundantes do corpo humano?
Resposta: Os elementos químicos mais abundantes no corpo humano é o oxigénio (65%), carbono (18%), hidrogénio (10%) e azoto (3%).

7- Quais as direções anatómicas do corpo humano? (saber identificar em esquemas)
Resposta: 
 

8- Quais as cavidades do corpo humano? (saber identificar em esquemas)
Respostas: cavidade craniana, cavidade canal vertebral, cavidade torácica, cavidade abdominal e cavidade pélvica.

9-Que contributos da ciência e da tecnologia conheces que contribuem para conhecer o corpo humano? (identifica e descreve no mínimo três contributos)
Resposta: Os raios X emitidos por uma máquina atravessam o corpo para atingirem uma película fotográfica, criando imagens de sombra, as radiografias. Estruturas mais densas, como os ossos, absorvem mais raios X e aparecem em branco, enquanto os tecidos moles, como os músculos, aparecem em sombras de tons cinzentos.
Ondas sonoras, com uma frequência tão alta que o ser humano não consegue ouvir, são emitidas por um aparelho, o transdutor, que é passado pela parte do corpo a examinar. O eco das ondas sonoras volta ao transdutor consoante a densidade dos tecidos que encontram. Um computador analisa os reflexos e cria uma imagem, no ecrã, em tempo real.
Diferentes tipos de endoscópios, aparelhos dotados de uma fonte de luz e de tecnologia de visualização de imagem, pode ser inseridos em orifícios naturais, como a boca ou o ânus, ou em incisões cirúrgicas, para produzirem imagens do interior do corpo, recorrendo a tecnologias de fibra óticas , e podem ser curvados e controlados á medida que são conduzidos.   

Cavidades do Corpo

 Cavidade Craniana: Delimita pelos ossos cranianos, aloja o cérebro.

Cavidade Canal Vertebral: Circulando por vértebras ósseas, contém a medula espinal.

Cavidade Torácica: Separada da cavidade abdominal pelo diafragma. No seu interior existem duas câmaras mais pequenas, as cavidades pleurais, uma para cada pulmão, e a cavidade pericárdica, para o coração. O esófago, a traqueia e os brônquios também se encontram nesta cavidade.

Cavidade Abdominal: Contém o estômago, o baço, o fígado, a vesícula biliar, o pâncreas, o intestino delgado, a maior parte do intestino grosso e os rins.

Cavidade Pélvica: Contém a bexiga, parte do intestino grosso e os órgãos reprodutores.  



Estrutura e Composição do Corpo Humano

     O corpo humano é uma máquina complexa formada por milhares de milhões de células que trabalham e comunicam de forma coordenada. Na estrutura do corpo podem ser considerados diferentes níveis de organização biológica.

Estrutura do Corpo Humano

     O corpo funciona como um sistema aberto isto, é realiza trocas de matéria e de energia com o meio exterior. 

    Essas trocas são essenciais para manter constantes as condições do meio interior. O meio interior é formado de fluidos que circulam no corpo (sangue e linfa).

    Homeostasia: Capacidade em manter estáveis as condições internas do corpo face ás continuas alterações do meio exterior.

    As células só trabalham corretamente se o oxigénio, os nutrientes, a água e a temperatura permanecerem em níveis mais ou menos constantes. Existem dois sistemas particularmente importantes para a regulação do meio interno: o sistema nervoso e o sistema hormonal. A doença pode ser considerada um desequilíbrio homeostático.





quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Sistema Respiratório

 Constituição do Sistema Respiratório      O sistema respiratório é constituído pelos pulmões , localizados no interior da caixa torácica, ...