1- O que é um sistema aberto?
Resposta: Um sistema aberto realiza trocas de matéria e de energia com o meio exterior.
2- O que é a homeostasia?
Resposta: É uma capacidade em manter estáveis as condições internas do corpo face ás continuas alterações do meio exterior.
3- Em que medida o organismo é um sistema aberto que regula o meio interno para manter a homeostasia?
Resposta: Quando temos frio, o sangue vai mais para o interior, causando a "pessoa" mais pálida. Para aquecer trememos. Quando tempos calor o sangue vais mais para a superfície, ficando a "pessoa" mais rosada. Para arrefecermos soamos.
4- Como é que o organismo mantém a homeostasia?
Resposta: Para manter um estado de bom funcionamento, em equilíbrio homeostático, o organismo necessita da interconexão de todos os sistemas de órgãos, mais particularmente o sistema nervoso e o sistema hormonal.
5- Quais o níveis de organização biológica do corpo humano?
Resposta: Nível químico, nível das células, nível dos tecidos, nível dos órgãos, nível dos sistemas e nível do organismo.
6- Quais os elementos químicos mais abundantes do corpo humano?
Resposta: Os elementos químicos mais abundantes no corpo humano é o oxigénio (65%), carbono (18%), hidrogénio (10%) e azoto (3%).
7- Quais as direções anatómicas do corpo humano? (saber identificar em esquemas)
Resposta:
8- Quais as cavidades do corpo humano? (saber identificar em esquemas)
Respostas: cavidade craniana, cavidade canal vertebral, cavidade torácica, cavidade abdominal e cavidade pélvica.
9-Que contributos da ciência e da tecnologia conheces que contribuem para conhecer o corpo humano? (identifica e descreve no mínimo três contributos)
Resposta: Os raios X emitidos por uma máquina atravessam o corpo para atingirem uma película fotográfica, criando imagens de sombra, as radiografias. Estruturas mais densas, como os ossos, absorvem mais raios X e aparecem em branco, enquanto os tecidos moles, como os músculos, aparecem em sombras de tons cinzentos.
Ondas sonoras, com uma frequência tão alta que o ser humano não consegue ouvir, são emitidas por um aparelho, o transdutor, que é passado pela parte do corpo a examinar. O eco das ondas sonoras volta ao transdutor consoante a densidade dos tecidos que encontram. Um computador analisa os reflexos e cria uma imagem, no ecrã, em tempo real.
Diferentes tipos de endoscópios, aparelhos dotados de uma fonte de luz e de tecnologia de visualização de imagem, pode ser inseridos em orifícios naturais, como a boca ou o ânus, ou em incisões cirúrgicas, para produzirem imagens do interior do corpo, recorrendo a tecnologias de fibra óticas , e podem ser curvados e controlados á medida que são conduzidos.