quarta-feira, 6 de abril de 2022

Grupos Sanguíneos

    A presença de dois antigénios naturais (ou aglutinogénios) A e B á superfície dos eritrócitos determina a pertença de um indivíduo a um dos grupos sanguíneos do sistema ABO: 

        - Grupo A: possui o antigénio A nos eritrócitos 

        - Grupo B: possui o antigénio B nos eritrócitos

        - Grupo AB: possui os antigénios A e B nos eritrócitos 

        - Grupo O: não possui qualquer antigénio nos eritrócitos

    Os anticorpos naturais (ou aglutininas) são proteínas presentes no plasma humano. Reagem de forma especifica com os antigénios que lhes correspondem. Existem dois anticorpos naturais no plasma:

        - anticorpo anti-A: liga-se ao antigénio A nos eritrócitos;

        - anticorpo anti-B: liga-se ao antigénio B nos eritrócitos.

    Quando os anticorpos encontram os antigénios que lhes correspondem, produz-se uma reação, denominada aglutinação, que imobiliza totalmente os eritrócitos.

    O sangue de um indivíduo não pode ter, simultaneamente, um dado antigénio natural nos seus eritrócitos e o sei corresponde anticorpo no plasma. Devido a este facto, as transfusões de sangue devem ter em conta as incompatibilidade entre grupos sanguíneos.

    Devido a este facto, as transfusões de sangue devem ter em conta as incompatibilidade entre grupos sanguíneos.

    Os indivíduos do grupo O podem dar sangue a indivíduos de qualquer grupo sanguíneo, sendo designados por dadores universais. No entanto, só podem receber sangue do seu grupo sanguíneo. 

Os indivíduos do grupo AB podem receber sangue de indivíduos de qualquer grupo sanguíneo, sendo designados por recetores universais. Podem apenas dar sague a indivíduos do seu grupo.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Sistema Respiratório

 Constituição do Sistema Respiratório      O sistema respiratório é constituído pelos pulmões , localizados no interior da caixa torácica, ...