Doenças não transmissíveis (DNT): Grupos de doença não infeciosa, caracterizada pela ausência de agentes patogénicos, geralmente crónicas e irreversíveis.
Tendo em conta as mortes causadas, as principais doenças não transmissíveis, em Portugal, são as doenças cardiovasculares, seguida dos tumores malignos ou cancros, das doenças respiratórias, não infeciosas e da diabetes.
Doenças Cardiovasculares: São doenças que afetam o sistema circulatório, isto é, o coração e os vasos sanguíneos. O enfarte e o acidente vascular cerebral (AVC) são exemplos de doenças cardiovasculares.
Fatores de risco:
-Tabaco;
- Sedentarismo;
- Obesidade e excesso de peso;
- Stresse;
- Hipertensão;
- Colesterol alto;
- Diabetes
Tumores malignos: também designados por cancros, são massas de células que se multiplicam sem controlo, invadindo e destruindo os tecidos em seu torno. A metastização é quando as células se desprendem do tumor e espalha-se pelo corpo dando origem a novos cancros.
Os tumores malignos do cólon, dos pulmões, do estomago, da próstata, da mama e do pâncreas são dos que causam mais mortes em Portugal.
Fatores de risco:
- Envelhecimento;
- Tabaco;
- Luz solar;
- Radiações ionizante;
- Alguns vírus e bactérias;
- Alguns químicos;
- Certas hormonas;
- Álcool;
- Dieta pobre;
- Sedentarismo;
- Excesso de peso
Doenças respiratórias: são as doenças que afetam o sistema respiratório, nomeadamente os brônquios e os pulmões. Em Portugal destaca-se a asma e a doença pulmonar obstrutiva crónica
Fatores de risco:
- Tabaco;
- Poluição atmosférica;
- Certas profissões;
- Excesso de peso;
- Antecedentes familiares
Diabetes: Caracteriza-se por um aumento dos níveis de açúcar no sangue. Os níveis de glicose no sangue dependem de presença de uma hormona, a insulina, produzida pelo pâncreas.
Fatores de riso:
- Excesso de peso;
- Maus hábitos alimentares;
- Antecedentes familiares;
- Sedentarismo;
- Hipertensão;
- Colesterol alto;
- Envelhecimento