O organismo humano possui diversos tipos de leucócitos capazes de reconhecer substancias ou microrganismos estranhos, com o objetivo de os neutralizar ou destruir.
Diapedese é a passagem dos leucócitos, através de espaços entre células da parede dos vasos sanguíneos, para os tecidos circulantes. Só é possível devidos aos movimentos e formas flexíveis dos leucócitos.
Fagocite é a entrada de um microrganismo ou partícula sólida no interior da célula. Os leucócitos captam, por fagocite, partículas ou microrganismos estranhos que digerem, a seguir, no seu interior.
Resposta Inflamatória:
A pele é perfurada, abrindo-se uma via de entrada de microrganismos patogénicos. Os leucócitos abandonam os capilares sanguíneos por diapedese e fagocite os microrganismos. Os leucócitos concluem a fagocite e destruição dos microrganismos e inicia-se reparação dos tecidos.
As células infetadas com vírus ou as células cancerosas são reconhecidas e atacadas por certos leucócitos que a elas se ligam, libertando produtos químicos que provocam a sua destruição.
Certos leucócitos podem produzir anticorpos, proteínas que se ligam a agentes estranhos específicos, denominados antigénios, de modo que fiquem marcados ou neutralizados.
Sem comentários:
Enviar um comentário