1- Um sistema é um conjunto das formações sedimentares correspondentes a um determinado período geológico.
2- É formada por um conjunto de elementos que relacionam entre si, um todo organizado.
3- Os elementos constituintes do sistema Terra são a atmosfera, hidrosfera, a geosfera e a biosfera, que interagem entre si efetuando trocas de matéria e de energia.
4- A Terra é rodeia por uma atmosfera, camada mais gasosa que permite a existência de vida no planeta. A hidrosfera é o conjunto de reservatórios de água do planeta, incluindo mares e oceanos, rios, lagos, glaciares e água subterrâneas, formam a hidrosfera. A crusta sólida da Terra formada pelas massas continentais e pelos fundos marinhos, bem como como todos os materiais que se encontram no interior do planeta, constituem a geosfera. Sento constituída por todos os seres vivos do planeta, a biosfera instalou-se em meios tão diversos como a água, a terra ou o ar .
5- Hipótese dos sistemas hidrotermais, hipótese da sopa primitiva e a hipótese da vida ejetada de outros planetas.
6- Hipótese dos sistemas hidrotermais: Os primeiros seres vivos teriam sido micróbios semelhantes ás bactérias atuais que vivem nas fontes hidrotermais do fundo dos oceanos..
Hipótese da sopa primitiva- Os gases da atmosfera primitiva da Terra, como metano e a amónia, expelidos pela intensa atividade vulcânica, foram sujeitos a descargas elétricas, a radiação ultravioleta e ao calor dos vulcões.
Hipótese da vida ejetada de outros planetas- Segundo esta teoria, a vida na Terra teria tido origem num planeta rochoso próximo, provavelmente Marte.
7- Na minha opinião eu concordo mais com a hipótese da vida ejetada de outros planetas, porque penso que faça mais sentido.
8- O solo, a camada superficial da Terra, é um dos principais suportes da Vida. A sua espessura, composição e propriedades podem variar muito, mas as suas funções são essenciais ao funcionamento do planeta como sistema.
9- As rochas sofrem, durante muito tempo, a ação de diversos agentes do meio, o que lhes provoca um grande desgaste e muitas alterações. A alteração física ou química, das rochas expostas na superfície da Terra é a meteorização. Na meteorização física destaca-se a desagregação da rocha por ação do calor, do gelo e das raízes das plantas. A erosão consiste na remoção dos fragmentos rochosos que sofreram meteorização. Esses fragmentos podem ser transportados e, o caso sejam enriquecidos com matéria orgânica, dão origem a um novo solo.
10- Uma parte mineral e uma parte orgânica
11- A permeabilidade e a porosidade
12- O solo é um substrato de fixação e crescimento das plantas que dele retiram água e sais minerais. Também é responsável pela reciclagem de detritos orgânicos e pelo armazenamento de nutrientes. O solo filtra e controla o fluxo de água que alimenta o reservatório subterrâneo. Finalmente, o solo é o habitat de numerosos seres vivos.
13- A água infiltra-se no solo e passa a fazer parte da sua composição. O solo filtra a água e melhora a sua qualidade.
O ar entra no solo e passa a fazer parte da sua composição. O solo liberta gases para o ar, alterando a sua composição.
A desagregação das rochas dá origem á parte mineral dos solos. O solo participa na formação de rochas sedimentares.
O solo fornece abrigo e nutrientes essenciais aos seres vivos. Os seres vivos arejam o solo e enriquecem-no em matéria orgânica e em sais minerais.