sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Alimentação e Prevenção de Doenças

   

Segundo a OMS, a nutrição é a ingestão de alimentos tendo em conta as necessidades alimentares do corpo. Uma boa nutrição- uma dieta adequada e equilibrada combinada com a atividade física regular- é a "pedra fundamental" de uma boa saúde. A má nutrição pode levar á redução da imunidade, aumento da suscetibilidade a doença, prejudicando o desenvolvimento físico e mental, e á redução da produtividade.

 

   É o excesso de calorias que provoca o excesso de peso. Caloria ou, mais corretamente quilocaloria (kcal) é a unidade usada para medir a energia fornecida pelos alimentos.

    Os lípidos são mais calóricos (9 kcal por grama) do que os glícidos e os prótidos (4 kcal por grama), mas no que se refere ao peso, é o saldo calórico que conta e não a proveniência das calorias. As necessidades calóricas variam com a idade, o sexo, a atividade, os hábitos e o clima. Nos adolescentes e adultos, as necessidades oscilam entre 1800 e 2500 kcal por dia.

Alimentação Saudável

     Alimentação diária: 

        - Completa. água e alimentos de cada grupo.

        - Equilibrada: alimentos ingeridos em proporção.

        - Variada: alimentos diferentes dentro de cada grupo.

    


Uma excelente orientação geral para uma dieta saudável é dada pela Roda dos alimentos. É formada por sete grupos de alimentos representados nas proporções de peso com que cada um deles deve estar presente na alimentação diária.

   



 Diversos estudos indica que a dieta mediterrânea esta associada a uma maior longevidade e á presença de varias doenças (cardiovasculares, cancro, diabetes, obesidade , etc.)

  

  Orientação para uma alimentação saudável: 

        - Tomar sempre o pequeno almoço, iniciando o dia com o leite ou seus derivados, pão escuro ou cereais integrais e fruta fresca.

        - Evitar estar maus de três horas e meia sem comer.

        -Reduzir o consumo de gorduras, sobretudo as de origem animal.

        - Preferir o azeite tanto para cozinhar como para temperar os pratos.

        - Aumento o consumo de hortaliças, frutos e legumes.

        - Iniciar o almoço e o jantar com uma sopa rica em hortaliças e legumes.

        - Preferir fruta como sobremesa.

        - Evitar ingerir açúcar e produtos acurados, não adicionando açúcar ao leite, chá ou café.

        - Preferir peixe e carnes magras, como aves ou coelho. 

        - Evitar alimentos salgados e substituir o sal por ervas aromáticas e especiarias.

        - Evitar os alimentos fritos e preferir estufados, cozidos e grelhados.

        - Beber água simples em abundancia ao longo do dia e evitar refrigerantes e bebidas doces artificiais.



Distúrbios Alimentares

    Os hábitos alimentares são determinantes da saúde. Podem evoluir para uma perturbação do comportamento alimentar (PCA), como a anorexia nervosa, a bulimia nervosa ou a compulsão alimentar.

  


  
Anorexia nervosa: Caracteriza-se pela recusa quase total de alimentos, apenas ingeridos em doses mínimas. a pessoa anorexia apresenta uma perceção distorcida da sua imagem . ocorre uma drástica diminuição do peso

   




 Bulimia nervosa: caracteriza-se por episódios repetitivos de voracidade alimentar, seguidos de comportamentos compensatórios inapropriados, como o vómito autoinduzido. A pessoa bulímica apresenta, normalmente um peso normal para o seu corpo.

  



  Compulsão alimentar: Caracteriza-se por episódios de ingestão rápida e por impulso de grandes quantidades de alimentos. Não há comportamentos compensatórios inapropriados. resulta num aumento de peso.

Carências de Nutrientes

   


  Macronutrientes: nutrientes necessários ao corpo humano em maior quantidade. Existem nos alimentos em maior proporção. Os glícidos, os lípidos e os prótidos são macronutrientes.

    




Micronutrientes: nutrientes necessários ao corpo humano em pequena quantidade. As vitaminas e os minerais são micronutrientes.

   




 Carência de macronutrientes:

        - Emagrecimento excessivo

        - Incapacidade física e mental

        - Disfunção de órgão e tecidos

        - Redução das defessas naturais.

        - Instalação de doenças

        - Morte

O cobre, o ferro, o flúor, o iodo, o selénio e o zinco são exemplos de elementos traço. Estes nutrientes apenas são necessários em quantidades infirmas mas, mesmo assim, atuam como fator limitante do bom funcionamento do corpo humano. 



segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Função dos Nutrientes

 O corpo humano necessita de nutrientes: plásticos, energéticos e reguladores. Cada nutriente desempenha funções especificas no corpo humano, mas em geral, costumam ser agrupadas em nutrientes energéticos, nutrientes plásticos e nutrientes reguladores

Função plástica: Os nutrientes plásticos são fonte de materiais necessários á construção e reparação das células. Os prótidos, os lípidos, os minerais e a água são nutrientes plásticos.

Função reguladora: Os nutrientes reguladores interferem no controlo de diversas funções vitais. As vitaminas, os minerais, as fibras e a água são nutrientes reguladores.

Função energética: Os nutrientes energético são fonte de energia química para a realização das diversas atividades e funções do organismo. Os glícidos e os lípidos são nutrientes energéticos 

  



Alimentos e Nutrientes


    alimento é um produtos natural ou artificialmente transformado utilizado pelo organismo como fonte de matérias e de energia para a realização das suas funções vitais.

    


    O nutriente é uma sustância constituinte dos alimentos utilizada no metabolismo celular (conjunto das reações químicas que ocorrem na célula).


    Os prótidos, os glícidos (ou hidratos de carbono), os lípidos e as vitaminas são nutrientes orgânicos, uma vez que as suas moléculas, geralmente organizadas em cadeia, são formadas por átomos de carbono ligados a átomos de hidrogénio e frequentemente, a oxigénio, azoto enxofre e fosforo. Estes nutrientes costumam ser associados aos sistemas biológicos

    Os prótidos, os glícidos, os lípidos e as vitaminas são nutrientes orgânicos.

    Os minerais e a água são nutrientes inorgânicos.

     

Sistema Respiratório

 Constituição do Sistema Respiratório      O sistema respiratório é constituído pelos pulmões , localizados no interior da caixa torácica, ...